Grão da Vida

Filosofia Educacional

A Filosofia Educacional do Grão da Vida sofreu modificações ao longo destes trinta anos e, a partir de 2006, seu Projeto Pedagógico passou a se desenvolver em torno de quatro eixos de trabalho:

  • Ética
  • Cultura da Infância
  • Cultura Brasileira
  • Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil.
Grão da Vida - Pai com filho no colo

Ética

Toda a rede de relações interpessoais da escola tem um forte impacto sobre o desenvolvimento das crianças, dos profissionais e dos membros da própria comunidade.

Crianças
As relações interpessoais são o contexto para a construção do “self” pela criança, sua consciência de si mesmo, de suas características em relação aos outros, e seu autoconhecimento complexo. Dentro do contexto social, a criança aprende que forma o mundo dos objetos é aberto ou fechado para exploração e experimentação, descoberta e invenção.

Educadores e Famílias
A permanente reflexão de toda a equipe profissional sobre estas relações são objeto de nosso trabalho de Formação Continuada, visando a construção de um ambiente de trabalho cooperativo, acolhedor, aberto, instigante, e uma efetiva parceria com as famílias na tarefa educativa.

Cultura da Infância

O brincar espontâneo é a atividade mais importante que uma criança pode realizar.

“O espaço da criança que brinca é o aqui, o tempo é o agora, e a sua ação é o seu eu que se manifesta através do seu corpo, afirmando a vontade e a liberdade.”
Maria Amélia Pereira, em “Casa Redonda, uma experiência em educação”.

A brincadeira é uma construção que parte de um movimento interno da criança. É uma linguagem de conhecimento altamente complexa, envolve muitas possibilidades de aprendizagem: o conhecimento de si, do outro, das regras, a capacidade imaginativa, o desenvolvimento motor, a concentração, a exploração, experimentação e a linguagem. Neste sentido, organizamos o cotidiano da escola para que as crianças possam brincar livremente e por longos períodos, buscando respeitar o que trazem de espontâneo a fim de que as experiências sejam significativas e, ainda, possuindo a natureza como parceira.

Cultura Brasileira

“O povo como entidade nacional, tal como o indivíduo e a família, é uma criação singular, recriando-se sem cessar em novas composições, mas constituída a partir da herança de seus antepassados. São essas raízes que não podemos negar, sob o perigo de ruptura da nossa história, com consequente perda de nossa memória. Todo o avançar para o futuro de um povo terá de reconhecer o seu longo passado histórico …” 
Maria Amélia Pereira in “Casa Redonda, uma experiência em Educação”

Nossas escolas são feitas de muitas partes do Brasil, esta característica está presente na cidade de São Paulo, e é algo que buscamos explorar e engendrar em nosso Projeto Pedagógico. Nosso acervo foi pesquisado junto à nossa comunidade, registramos suas brincadeiras de infância, as comemorações de suas festas e as histórias que tiveram oportunidade de ouvir. Recolhendo os fragmentos, como arqueólogos que miram o passado por meio do que encontram no presente, descobrimos o Brasil de cada um a partir do que foi tecido em sua história.

Houveram muitos sustos. Quase todos diziam que era uma loucura, pois ninguém podia imaginar que sua própria experiência tivesse algum valor.

E, com esta proposta, descobrimos a força de suas crenças religiosas, as brincantes natas, algumas particularidades culturais da Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Minas Gerais e São Paulo. Percebemos uma força de vida, graça, alegria e delicadeza que ninguém soube explicar. É neste tecido de relações que a escola se descobriu, que descobriu as pessoas, parte do brincar no Brasil e se apoderou de sua cultura. O exercício destas descobertas está presente em nossas escolas, é o que as torna mais vivas.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil

Os referenciais surgiram em 1998 visando atender a uma demanda da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 394-96) que estabelece, pela primeira vez na história do país, que a educação infantil, embora não obrigatória, é a primeira etapa da educação básica e vem orientar os educadores a realizar seu trabalho junto às crianças.

Os referenciais buscam integrar os cuidados essenciais e a educação. Além disso, apontam metas de qualidade que contribuem para que as crianças tenham desenvolvimento integral de sua identidade, capazes de crescerem como cidadãos, cujos direitos à infância são reconhecidos. Este documento, que tem clara orientação sócio – construtivista, contribui no desenvolvimento de nosso trabalho.